C08 - ATOS INAPROPRIADOS

Acordei algumas horas antes do primeiro trem e comprei uma bebida energética de uma máquina de venda automática. Meu corpo todo doía. Ainda estava escuro ao redor e eu escutava as cigarras matinais, corvos e pombas.

De volta para dentro, vi Miyagi sentada e se espreguiçando. Essa ação parecia mostrar mais um lado humano para ela do que qualquer outra coisa que eu a vi fazer até agora. Eu olhei para ela, ainda segurando a garrafa. Talvez por causa de uma noite sufocante, ela tirou seu cardigã de verão* e o colocou no colo, revelando seus ombros delicados.
*É uma espécie de casaco feminino;

...Talvez eu estivesse apenas confuso. Talvez por eu ter apenas mais 3 meses para viver, talvez fosse por causa de uma decepção após a outra, ou talvez eu ainda estivesse meio adormecido, cansado e com dor. Ou talvez eu realmente gostasse de como essa garota Miyagi parecia, mais do que eu esperava.

Bem, isso não importava. De qualquer forma, tive um repentino impulso de fazer algo terrível para Miyagi. Mais claramente, eu queria empurrar Miyagi para o chão. Eu queria usá-la como uma saída para todas as minhas emoções. O que eu estava pensando em fazer eram atos inapropriados, aqueles que seguramente terminariam minha expectativa de vida se eu os fizesse - mas e daí? Eu apenas morreria alguns meses antes. Então eu felizmente morreria fazendo o que eu queria fazer. Eu tinha escrito para não ir contra meus desejos na minha lista de 'Coisas para Fazer Antes de Morrer'.

Anteriormente eu a considerava fora do alcance desses desejos, mas uma vez que comecei a olhar para ela dessa maneira, parecia não haver ninguém mais adequado do que Miyagi para esse tipo de ato desesperado. Eu não sei porque, mas ela parecia estimular minha natureza sádica. Talvez desde que ela estava sempre agindo estoica*, eu queria perturbar o ato e fazê-la mostrar sua fraqueza. Para dizer a ela 'Você age com tanta força, mas você é realmente tão fraca'.
*Estoica = Aqueles que tem natureza rígida, que segue firme seus princípios, para saber mais clique aqui;

Enquanto eu estava na frente dela, Miyagi assumiu uma postura levemente defensiva, como se sentisse meus pensamentos.

[Eu tenho uma pergunta para você].

[...Sim?].

[Uma vez que um observador vê seu alvo fazendo um 'ato inadequado' ou o que for, quanto tempo há de atraso antes que o tempo de vida seja encerrado?].

Os olhos de Miyagi mostraram cautela.

[E por que você estaria perguntando?].

[Basicamente, eu quero saber quanto tempo levaria antes que eu fosse morto se eu ficasse violento com você aqui].

No entanto, ela não parecia tão surpresa. Ela olhou para mim com olhos mais frios do que nunca, me desprezando.

[Eu posso entrar em contato imediatamente. Depois disso, não demoraria 20 minutos. E a fuga seria completamente impossível].

[Então, eu teria uns 10 minutos para agir livremente?], perguntei de volta.

Miyagi desviou o olhar e disse debilmente: 


[Ninguém disse nada assim].

O silêncio prevaleceu. Estranhamente, Miyagi não tentou fugir. Ela apenas olhou para o colo.

Eu alcancei minha mão até ela.

Eu planejava insultá-la e machucá-la, mas assim que toquei seu ombro nu, seu rosto triste fez meu corpo endurecer. Eu realmente iria empurrar Miyagi no chão e usá-la para realizar meus desejos?

Se eu fizesse, ela certamente seria ferida. Talvez eu estaria adicionando outra ferida como a grande em seu joelho. Talvez eu tirasse ainda mais luz dos seus olhos quase negros. Talvez uma vez que tudo estivesse terminado, ela apenas faria uma observação sarcástica como se estivesse totalmente imperturbável. '... Você ficou satisfeito?'.

E eu realmente ficaria satisfeito? O que eu estava tentando fazer aqui?

Meus nervos tensos foram reprimidos em um instante. Em vez disso, eu estava cheio de um vazio intenso. Quando vi os olhos resignados de Miyagi, chegou a me deixar triste também. Eu tirei a mão do ombro dela e me sentei ao lado dela, deixando um lugar no meio do assento. Fiquei envergonhado com a rapidez com que minha atitude mudou.

[Deve ser um trabalho desagradável], eu disse. [Ter que lidar com lixo como eu o tempo todo].

Ela continuou a desviar o olhar.

[Contanto que você entenda].

Agora vejo por que eu valia 300.000 ienes, pensei. Eu estava a um passo de fazer algo que não havia como voltar atrás.

[Emprego perigoso. Não há escassez de caras como eu, aposto? Caras que enlouquecem quando estão prestes a morrer e descontam sua raiva em seu observador].

Miyagi balançou a cabeça suavemente.

[Na verdade, você é um caso fácil. Há muitos que vão a extremos muito maiores], disse ela, tentando preservar minha calma.

Eu queria perguntar sobre a ferida no joelho que eu estava curioso desde que nos conhecemos, mas fiquei quieto. Seria como um tapa na cara para eu tentar mostrar preocupação agora e só resultar em depressão. Em vez disso, perguntei:

[Por que você aceitou esse trabalho?].

[Simplificando, porque eu precisava].

[Diga-me a versão não resumida].

Miyagi parecia surpresa.

[Eu pensei que você não tinha interesse em ninguém além da Himeno].

[Isso definitivamente não é verdade. Se eu não sentisse algum charme em você, não teria tentado fazer o que acabei de fazer].

[... Tudo bem. Obrigada, eu acho].

[Você não precisa falar se não quiser].

[Bem, eu não tenho nada particularmente a esconder no meu passado ...Hum, eu já lhe disse que, além do tempo de vida, pode-se vender sua saúde e tempo, sim?].

Eu assenti.

[Bem, eu vendi meu tempo. Cerca de 30 anos].

...Certo. Eu estava pensando sobre isso desde o começo. O que significava vender seu tempo.

[Entendo... E se você vendeu seu tempo, isso significa...].

[De fato. A maioria dos observadores são pessoas que vieram à loja como você e venderam seu tempo. Embora, ao fazê-lo, eles efetivamente venderam sua segurança e relacionamentos também...]. 


[- Então você era uma humano normal até então?].

[Sim. Uma humana normal como você, Sr. Kusunoki].

Eu naturalmente presumi que Miyagi tinha nascido indiferente, nascido sarcástica, nascido forte. Mas pelo que ela estava me dizendo... talvez ela tenha sido forçada a adquirir essas características para sobreviver.

[Você ainda envelhece, certo? Então, se você vendeu 30 anos... uma vez que você estiver livre do trabalho, você terá cerca de 40 anos?].

[De fato eu vou. Claro, isso é só se eu sobreviver para ver isso], disse ela com um sorriso autodepreciativo.

Isso significava que ela continuaria sendo invisível pelas próximas décadas.

[...Por que você precisaria de tanto dinheiro assim?].

[Muitas perguntas hoje, hm].

[Quero dizer, você não precisa responder, é claro].

[E se eu disser que não é muito interessante?].

[Eu tenho certeza que seria mais interessante do que por que eu vendi meu tempo de vida].

Miyagi olhou para o itinerário.

[Bem, ainda há tempo até o primeiro trem, eu acho].

Então ela começou a me contar a resposta pouco a pouco.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[Eu ainda não entendo porque minha mãe vendeu décadas de seu tempo para comprar mais tempo de vida. Pelo que me lembro, minha mãe sempre estava insatisfeita com a realidade em que vivia. Meu pai evidentemente partiu logo antes de eu nascer. Ela o amaldiçoou por cada pequena coisa, mas no fundo de seu coração acredito que ela queria que ele voltasse. Talvez essa fosse a única razão pela qual ela queria prolongar seu tempo de vida - continuar esperando por ele. É claro que isso não faria nada pela vida de meu pai e minha mãe se tornaria invisível para todos. E o mais importante, eu não conseguia entender o raciocínio dela por esperar o retorno de um homem que deixou tantas feridas nela, para nunca mais ir embora. E, no entanto, se ela quisesse estender sua vida para esperar pelo pai - talvez não importasse quem era. Ela simplesmente não tinha mais ninguém para confiar. Ela não conhecia ninguém que a amava além dele].

[...Eu odiava minha mãe miserável. Ela me odiava por sua vez, constantemente me lembrando como ela desejava que 'isso' nunca tivesse nascido. Quando ela vendeu seu tempo e se tornou uma observadora, desaparecendo da minha vista, lembro que tinha apenas 6 anos. Fui levada aos cuidados de minha tia nos anos seguintes, mas também lá fui tratada como um incômodo].

Miyagi então parou, sua boca fechada em pensamento. Ela não parecia ser superada com emoção ou qualquer coisa. Talvez ela tenha percebido que suas palavras estavam soando intencionalmente como um alcance de simpatia. Enquanto ela continuava, soava mais desinteressada do que antes, como se estivesse falando de outra pessoa.

[Minha mãe morreu quando eu tinha 10 anos. Não está claro o que exatamente causou a morte dela. No entanto, ficou claro que ela foi morta por uma das pessoas que ela observava. Tanto quanto você pode prolongar a sua vida, lesões e doenças são outras questões inteiramente diferentes. Quando ouvi pela primeira vez, perguntei-me se não estava sendo enganada].

[...O homem que me informou da morte dela me contou outra coisa importante. 'Você tem uma dívida', disse ele. 'Uma dívida enorme que sua mãe deixou. Existem apenas 3 maneiras de você pagar de volta - vender seu tempo de vida, vender seu tempo ou vender sua saúde. Minha mãe tinha vendido quase todo o tempo dela para prolongar seu tempo de vida, mas morreu antes que pudesse trabalhar o suficiente pelo tempo que ela vendeu. A dívida passou assim para o parente mais próximo, sua filha. E se eu não pudesse pagar de volta no local, seria forçada a escolher um dos 3].

[E você escolheu tempo], eu disse.

[De fato. Eu tive que vender um pouco mais de 30 anos do meu tempo para pagar a dívida. ...E agora eu trabalho como observadora. É uma linha solitária de trabalho com muitos perigos, mas em troca, me deu uma visão profunda do estilo de vida das pessoas e do valor da vida. Quando terminar de pagar a dívida, sinto que seria capaz de viver uma vida mais 'adequada' do que qualquer outra pessoa. Pensando nisso nesses termos, não é um trabalho tão ruim].

Ela falou sobre isso como se fosse sua salvação. Mas não importava como eu olhasse, a vida de Miyagi era pura tragédia.

[Eu não entendi], eu disse. [
Eu acho que eu acabaria vendendo todo meu tempo de vida se tivesse uma vida assim. Porque não há garantia de que você sobreviverá para pagar a dívida, não é? E sua mãe está morta. Mesmo se você chegar ao fim, os melhores momentos da sua vida acabarão. Eu não quero ser irônico ou qualquer coisa, mas eu vou pegar suas palavras emprestadas - você só atingiu a linha de partida. Ter que lidar com toda essa dor e então começar sua vida aos 40... Eu apenas chamaria isso de tragédia. Então, seria melhor vendê-la].

[Se a minha vida valesse alguma coisa, eu iria].

[Quanto ela valia?].

[O mesmo que a sua], disse Miyagi, como se fosse engraçado. [10.000 ienes por ano. ...Se eu tenho sido muito dura com você, eu acredito que é porque eu não posso aceitar ter tão pouco valor. De certa forma, somos semelhantes. Então, peço desculpas por descontar em você].

[...Bem, eu não quero ser rude, mas não seria melhor simplesmente morrer?], perguntei. [Haveria cada vez menos pelo que esperar].

[Sim, você está certo. Você está absolutamente correto. Mas eu não acho que posso fazer isso, porque sou como minha mãe. Eu sou um idiota sem esperança. Não há sentido em viver, mas sou obrigada a viver mais. Talvez até morrerei da a maneira que ela. Mas... Como pode ver, não é tão simples assim. Talvez algo de bom aconteça algum dia].

[Eu conheço um cara que morreu aos 50 anos dizendo isso para si mesmo, mas não obtendo nada disso], eu brinquei.

[Eu também], Miyagi sorriu.

Sorrindo com ela, acendi um cigarro. Então Miyagi levantou-se, pegou outro cigarro da minha mão e colocou na boca. Ela segurava um isqueiro para acendê-lo, mas parecia ter ficado sem óleo, apesar das tentativas repetidas a pederneira nunca acendia o fogo. Miyagi apontou para o meu cigarro e aproximou seu rosto. Eu segui o sinal dela e fiz o mesmo. As extremidades se tocaram e a chama foi lentamente transferida para o cigarro de Miyagi.

Vendo Miyagi relaxando pela primeira vez, pensei:

Pelo menos vou fazê-la lembrar de mim como o indivíduo mais fácil de lidar.

Eu olhei através dos trilhos.

O sol estava começando a subir.

Comentários